X
Acesso aos Serviços

Notícias / Confea

Notícias

Palmas reconhece 76ª Soea como divisora de águas em sua história

20/09/2019

Após três dias de intensa programação, em que se dividiram para atender a cerca de 120 atividades – entre palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, lançamento de livros, minicursos e reuniões -, os participantes da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia voltaram a se reunir em programação única, durante a solenidade de encerramento do evento e de abertura do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

“Tenho certeza de que temos subsídio suficiente para apresentar um grande projeto, uma grande estratégia para o desenvolvimento do nosso país. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências sempre estarão de pé a favor do Brasil. Parabéns à Engenharia brasileira”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante a solenidade. Realizada em Palmas (TO), a Semana Oficial reuniu, entre 16 e 19 de setembro, cerca de três mil profissionais, lideranças políticas, estudantes, pesquisadores e professores.

Veja o álbum de fotos da 76ª Soea

Confira a opinião de participantes da Soea

Carta de Palmas defende profissionais, empresas, educação e diálogo

A leitura da Carta de Palmas deu início à solenidade. Assinada pelas principais lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, e subscrita pelos participantes, a Carta defende, entre outros pontos, a “valorização dos cerca de um milhão de profissionais e 300 mil empresas registrados no Sistema; a inclusão das atividades da Engenharia e Agronomia como essenciais e exclusivas de Estado; e a representação de todos os estados da Federação no plenário do Conselho Federal”.

Leia a Carta de Palmas

Lida pelo coordenador-adjunto do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. mec. Marco Aurélio Cândia Braga, a Carta foi inspirada no tema central da 76ª Soea – “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional” -, e propõe “o diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o combate à corrupção; a abertura econômica; investimentos em educação, pesquisa, inovação e infraestrutura; estudos das potencialidades de sustentabilidade econômica e ambiental do país; definição de políticas públicas; fiscalização severa do exercício ilegal das profissões; e respeito e aplicação dos Códigos de Ética”.

Confira os melhores momentos da 76ª Soea.

Parceria e agradecimentos

Em seu discurso de encerramento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, agradeceu ao presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia, anfitrião do evento, por ter acreditado no sonho de se realizar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia em Palmas. “Obrigado por aceitar o desafio”, disse Krüger, ao agradecer também a prefeita do município, Cinthia Ribeiro, que, apesar de intensa agenda, participou em diversos momentos da Semana. Em sua fala, o presidente do Confea contemplou, ainda, diversas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua e os participantes do evento.

Em seguida, o presidente do regional tocantinense também demonstrou gratidão a todos que se envolveram na organização e realização da maior agenda do Sistema. Destacou que o sonho da capital mais nova do país de sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia se concretizou. “Foi desafiador, mas gratificante. Tivemos um evento grandioso”. Antes de entregar a bandeira da Soea para o próximo anfitrião do evento – tradição nas solenidades de encerramento das Semanas Oficiais -, Maia estendeu um abraço fraternal e desejou um bom retorno aos participantes, e sucesso ao Crea-GO como sede da próxima edição.

Em sua fala de encerramento, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, além de expressar estar honrada com a presença dos participantes da 76ª Soea na capital Tocantinense, demonstrou gratidão ao Sistema Confea/Crea e Mútua pelo evento realizado. “A capital caçula do país tem a história de cada um de vocês dentro de sua própria. A Soea foi um divisor de águas para Palmas, em todos os sentidos”. Antes de concluir seu discurso, a chefe do Executivo Municipal afirmou ter se sentido especialmente representada na quarta-feira, quando foi lançado o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, por sua vez, salientou a importância do fortalecimento do Confea e dos Creas. “Peço a união de todos. A Mútua está aqui para atuar como braço social do Sistema”, disse, agradecendo a todos que colaboraram para que o evento terminasse com tantos pontos positivo.

Rumo a Goiânia

Ao som de “Goiás é mais”, composição de Moacyr Franco, interpretada pelo cantor Rodrigo Arantes, a delegação goiana tomou conta do palco de encerramento da 76ª Soea, em festa, exibindo a recém-recebida bandeira da Soea, além das bandeiras do Crea-GO, do estado de Goiás e de Goiânia, a capital do coração do Brasil. “Fazer uma Soea não é fácil”, reconheceu o presidente do Conselho goiano, eng. agr. Francisco Almeida, parabenizando o presidente do Regional tocantinense pelo trabalho realizado.

No ano que vem, a Soea será realizada de 2 a 5 de agosto. “A semana está sendo planejada com muito carinho pela nossa equipe, visando proporcionar a todos a melhor Semana da Engenharia já realizada no Brasil”, declarou Almeida, em vídeo que mostrou as belezas e potencialidades de Goiânia e de todo o estado de Goiás. No mesmo vídeo, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Lissauer Vieira, convida a todos para o evento, acompanhado do prefeito Iris Rezende, que fez um apelo: “venham viver conosco Goiânia, a capital de Goiás”. O vídeo se encerra com o governador do estado, Ronaldo Caiado, afirmando que será um prazer recepcionar os profissionais da área tecnológica.

10º CNP

Com os trabalhos oficialmente abertos na noite do encerramento da Soea, a programação da décima edição do Congresso Nacional de Profissionais tem início na sexta-feira (20/9). A partir de 9h, será realizada a primeira parte da Sessão Plenária, quando é instalada a Mesa Diretora dos Trabalhos e aprovado o regimento do Congresso. Em seguida, será apresentada a metodologia do 10º CNP. Acompanhe a cobertura do evento em www.cnp.org.br.

Reportagem: Adriano Comin (Crea-SC), Almir Moura (Crea-MG), Anderson Chagas Neto (Crea-ES), Beatriz Craveiro (Confea), Brunno Falcão (Crea-GO), Fernanda Pimentel (Confea), Henrique Nunes (Confea), Maria Helena de Carvalho (Confea), Julianna Curado (Confea) e Valcilena de Oliveira (Crea-AC)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia e Marck Castro/Confea

Fonte: Confea

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 65

Edição 65 | 2019


outras edições